A Educação Física no currículo do Estado do Pernambuco: operacionalização do ensino fundamental anos finais do Município de Caruaru-PE

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O presente estudo tem como objetivo descobrir a prevalência dos professores de Educação Física da rede municipal do Ensino Fundamental anos finais da cidade de Caruaru-PE acerca do uso do Currículo de Pernambuco para elaboração do plano de aula. A metodologia utilizada para realizar a pesquisa foi de natureza quantitativa e de cunho descritivo. O Uso desses métodos possibilitou uma maior apreensão sobre o tema. Dessa forma, no primeiro momento a pesquisa destinou-se a um estudo bibliográfico e documental dos acervos já produzidos por diversos autores da área da educação, da Educação Física e dos documentos elaborados pelo governo, tanto na esfera federal como estadual. Para o levantamento de dados a pesquisa teve como instrumento de coleta o uso de um questionário estruturado fechado com 10 questões. A amostra da pesquisa foi composta por 20 professores de Educação Física que lecionam na rede municipal de Caruaru-PE. O estado de Pernambuco vem historicamente elaborando documentos com a preocupação de garantir um alicerce no processo de ensino-aprendizagem que atenda as necessidades e expectativas, visando uma educação de qualidade nas escolas do estado. A secretaria do Estado de Pernambuco criou o Currículo de Pernambuco, a partir da Base Nacional Curricular Comum, documento nacional de caráter norteador. Assim, A BNCC e o Currículo de Pernambuco, são documentos que visam ampliar as possibilidades de construção dos conhecimentos essenciais ao longo do período de escolarização. A partir dos resultados da coleta da pesquisa, conclui-se que 90% dos professores entrevistados usam algum documento de base curricular elaborado pelo Estado de Pernambuco e 10% dos participantes nunca utilizaram nenhum dos documentos abordados na pesquisa. Dessa forma, percebe-se que grande parte dos professores municipais de Caruaru se baseia no Currículo de Pernambuco ou em outro documento de caráter norteador idealizado pela Secretaria de Educação do estado de Pernambuco, e em outros documentos formulados anteriormente a estes citados, para organização didática das aulas de Educação Física.

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