A prática pedagógica no processo de alfabetização e letramento no ensino regular e multisseriado
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O presente estudo aborda a questão da alfabetização e do letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando as turmas com ensino regular e multisseriado, partindo de uma análise das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, com aspectos relevantes, tais como: a formação inicial e continuada de professores, relacionando com as práticas efetivadas no ambiente escolar e no trabalho com a alfabetização e o letramento. Objetivou-se analisar que fatores influenciam no desenvolvimento das práticas pedagógicas na perspectiva da alfabetização e do letramento nos anos iniciais do ensino fundamental em turmas regulares e multisseriadas no município de Pombal-PB. A metodologia utilizada parte de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizada como uma pesquisa de campo e tendo como instrumentos de pesquisa questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, na tentativa de se aproximar ao máximo da realidade do objeto de estudo, com a realização de análise e reflexão dos dados coletados e com a contribuição de alguns autores sobre a temática abortada. Constatou-se com a pesquisa de campo que vários fatores influenciam no desenvolvimento da prática pedagógica, tais como: falta de programas de formação de professores que contribua para a relação entre teoria e prática, participação mais efetiva da família na escola e organização do ensino de forma a atender as necessidades do processo de ensino e aprendizagem com turmas menos numerosas e não organizadas em ensino multisseriado. Espera-se, que o presente estudo possa contribuir com importantes discussões sobre as práticas pedagógicas voltadas para o trabalho do professor e para o processo de alfabetização e letramento, com influência nos meios acadêmicos, na prática pedagógica de professores e nos diferentes contextos que envolvem ações voltadas para o processo de ensino e aprendizagem.
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