Fatores que contribuem para os educandos chegarem ao final do ensino fundamental com déficit de leitura, interpretação e produção textual: uma realidade a ser modificada

R$0,00

A habilidade em leitura e interpretação é fundamental para prosseguir o processo educacional formal e o desenvolvimento do ser humano, pois se acredita que a leitura transforma o ser humano e o faz modificar o espaço no qual está inserido. Partindo dessa ideia, foi gerada a problemática do presente projeto de pesquisa: “quais os fatores que estão contribuindo, para que os alunos passem pelo ensino fundamental I, sem adquirir as habilidades compatíveis no que se refere à leitura e interpretação de texto”? Para responder a essa questão projetou-se uma pesquisa de campo na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, na qual se busca avaliar o nível de habilidade em leitura e interpretação textual dos educandos com dificuldades nesses processos, identificando as práticas pedagógicas adotas após os resultados propor junto à equipe pedagógica, alternativas para sanar os déficits diagnosticados. A pesquisa-ação inclui estudantes do 3º, 4º e 5º do ensino fundamental, seus pais que fornecerão informações que possam complementar as análises e discussões, coordenadores e equipe pedagógica os quais serão indagados sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em Língua Portuguesa. Os estudantes participarão de uma sondagem, ou seja um diagnóstico das habilidades de leitura, interpretação e produção textual. O resultado do diagnóstico será apresentado a toda equipe pedagógica no sentido de que esses possam refletir sobre possíveis lacunas que o processo tem deixado ao longo da caminhada acadêmica desses estudantes e a partir disso, apresentar alternativas pedagógicas que inclui metodologias ativas de aprendizagem na qual se estimule o potencial dos aprendizes no que se refere a leitura, interpretação e produção textual

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Fatores que contribuem para os educandos chegarem ao final do ensino fundamental com déficit de leitura, interpretação e produção textual: uma realidade a ser modificada”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *