A evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA): marcos de desafios

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Esta dissertação tem como tema a Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é compreender os fatores que promovem a evasão escolar nesta modalidade de ensino. Em um país onde muito se fala na discrepante desigualdade de oportunidades, da falta de investimentos e da elaboração de programas sociais voltados para a promoção da emancipação dos sujeitos, é importante lançar um olhar sobre um modelo de educação que procura resgatar alunos que evadiram da escola e querem voltar ao âmbito escolar por motivos diversos. Os desafios não são poucos, por isso é, interessante expor os programas sociais lançados pelo poder público que objetivam trazer esse aluno de volta à escola encontrando as soluções para obter bons resultados. Para a realização deste trabalho, foram feitos estudos bibliográficos de livros e de artigos científicos. A referida pesquisa foi fundamentada nos postulados de Libâneo(1985), Baquero(2009), Carbonesi (2014), Freire(2011), Pereira(2012), entre outros autores. Sendo também feita pesquisa de campo de natureza mista, ou seja, qualitativa e quantitativa, de forma exploratória através de questionário, sendo os sujeitos de pesquisa 19 alunos e 10 professores, tendo como cenário a Escola Municipal Amenayde Farias do Rego Barros, localizada na zona urbana, no município de Gravatá – PE, Mediante os resultados e as informações retiradas dos questionários de pesquisa, pode-se constatar uma realidade cada vez mais crescente em todas as fases da modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos), que é justamente o aumento das taxas de evasão escolar. Conforme os dados coletados e dos percentuais apresentados observou-se uma tendência relacionada à evasão devido aos aspectos relacionados principalmente à idade, trabalho, timidez, violência escolar, “bulliyng” e família. Diante dos resultados apontados, outro aspecto que chama a atenção é justamente a faixa etária dos alunos que estão procurando essa modalidade de ensino. Diante dessa realidade foi constatada a necessidade de a escola buscar ainda mais a promoção de atividades integradoras adaptando o currículo à realidade do aluno; Que o papel do professor, conforme constatado em pesquisas bibliográficas, tem um papel importante nesse processo de ensino e aprendizagem e, nesse sentido, apesar de os resultados serem satisfatórios em relação às metodologias utilizadas, a escola juntamente com a Secretaria de educação do município de Gravatá – PE, deveria buscar meios e formas para incentivar ainda mais a permanência desses alunos nessa modalidade de ensino. Acredita-se que, havendo por parte dos governantes, ações que visam despertar no aluno atitudes e posturas relacionadas à motivação, determinação e espírito de cooperação e integração no contexto educacional os altos índices de evasão escolar seriam diminuídos consideravelmente.

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