As Relações interpessoais no ambiente educacional: um estudo de caso em uma Escola Municipal da Serra do Mel/RN

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O presente estudo trata das relações interpessoais, incluindo os conflitos vivenciados no dia a dia de uma escola municipal que envolve estudantes afetados por preconceitos e contestações culturais referentes à tonalidade da pele, obesidade, assim como às crenças e às dificuldades na aprendizagem. Sabendo que o processo de ensino aprendizagem pode ser influenciado pelas relações interpessoais, objetivou-se analisar como acontecem as relações interpessoais que envolvem a comunidade escolar da Escola Vila Rio Grande do Norte, bem como sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com caráter descritivo e abordagem qualiquantitativa, tomando como sujeitos uma coordenadora pedagógica, quinze professoras, duzentos alunos e duzentos pais/responsáveis de alunos, todos vinculados à escola analisada. Como técnica utilizamos o auxílio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Para a apreciação e interpretação dos dados empregou-se a técnica de análise de conteúdo como: artigos, teses, pesquisas em livros e outros. Os resultados encontrados indicam que o ambiente escolar opera como um microssistema da sociedade, refletindo as transformações atuais, que podem, de fato, interferir nas relações interpessoais, as quais, por sua vez, atuam como propulsoras na instauração dos problemas escolares, dentre eles a não aceitação ao outro ou do outro, que incluem situações de preconceito e desrespeito.

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